Ser professor é ser uma ponte para que as pessoas alcancem suas metas e seus sonhos

Roberto Carlos Lopes, professor de espanhol

Beto Lopes

Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Pessoas.

Como o espanhol entrou na minha vida

Os acontecimentos da minha vida me direcionavam a aprender espanhol, tudo foi acontecendo de forma muito natural.

Aos 16 anos comecei a trabalhar e o dono da empresa era argentino, eu trabalhava diretamente com ele, me lembro que no começo era difícil nossa comunicação e quando não conseguíamos nos entender eu voltava para casa com um sentimento de frustração, mas eu queria muito que desse certo.

Foi quando eu comecei a estudar o idioma, me encantava como soava, os diferentes sotaques, mas poder dizer “buenos días, hasta mañana” ao meu chefe era o meu grande motivador. Eu trabalhei nessa empresa por quase quatro anos, tive muitos êxitos profissionais e o espanhol se tornou parte do meu dia a dia.

Crescendo na carreira graças ao espanhol

Depois eu comecei a trabalhar na maior empresa aérea do país, e logo no início veio a notícia que haveria uma fusão com uma empresa Chilena, mais uma vez o espanhol dizia “Hola Beto”.

Decidi retomar os estudos, pois sentia que precisaria estar mais bem preparado para o que viria. E ainda bem que me preparei antes, pois quando aconteceu a fusão todos os gestores foram substituídos por gestores que falavam espanhol, ou seja, falar espanhol era necessário para que qualquer tipo de interação fosse mais fluida, meu gerente era um espanhol e tinham gestores de toda a América Latina.

Sempre era convidado a participar de reuniões para fazer a ponte entre os países, pois era o único na equipe que falava o idioma. Quando empresas se juntam elas buscam otimização de custos e melhorias de processos foi quando começaram as viagens a trabalho, os projetos de unificação de sistemas no Chile, pude estar por 4 anos em Santiago junto a eles, conhecer o país, a cultura, pessoas incríveis e com certeza foram alguns dos melhores anos da minha vida.

Foram 12 anos nessa empresa de muito aprendizado, muito uso de espanhol e muitas viagens pelo mundo, eu conheço mais de 25 países. Posso garantir que o espanhol é utilizado em todo o mundo e mesmo em países que tem o inglês como língua oficial, você pode se comunicar facilmente com o espanhol.

Me apaixonando pela arte de ensinar

Enquanto estava no meio corporativo eu dava algumas aulas aos finais de semana, mas era difícil conciliar o tempo, então não era como uma segunda profissão ainda, mas eu amava poder compartilhar a minha paixão pelo espanhol com as pessoas. Foi quando sai dessa empresa que decidi transformar a paixão em trabalho e desde então encontrei nas aulas algo que me dá muito prazer e que proporciona sempre um ambiente muito produtivo para o aprendizado dos alunos.

A troca cultural que acontece durante uma aula é mágico, poder conhecer pessoas tão diversas e de alguma forma com meu histórico profissional, minha vivência com o idioma poder contribuir para o desenvolvimento profissional ou pessoal de alguém é algo realmente incrível, é o que me motiva todos os dias. Ser uma ponte para que as pessoas alcancem suas metas e seus sonhos.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.